A ARTE COMO DISPOSITIVO DE INTERAÇÃO POLÍTICA

Mediação: Dra. Ane Shyrlei de Araujo
Horário: 15h30 às 17h
Duração: 15min. por palestrante + 30min. de conversa

  • Reverberações políticas e estéticas da exposição “Rastros da Contaminação: Poéticas do Rio Urussanga”
    Dra. Vanessa Lopes

A palestra irá abordar os aspectos da cadeia produtiva da exposição “Rastros da Contaminação: Poéticas do Rio Urussanga”. A temática da exposição abordou o processo de contaminação das águas da Bacia do Rio Urussanga, que foram acidificadas em decorrência da economia extrativista da mineração de carvão. As perguntas que orientaram este processo são: O que o rio tem a nos dizer? Quais são os rastros de sua história? Neste projeto, entramos em contato com o modelo extrativista e genocida colonial implantado na região, politizando discussões acerca das forças destrutivas do poder econômico hegemônico que prevaleceu nas últimas décadas, colocando em pauta as escolhas e os modos de vida que culminaram na morte deste importante rio. 

  • Construindo redes e alianças estratégicas no mercado da arte
    Dra. Roseli Demercian

Desenhar uma base conceitual para entender como as redes e cadeias de cooperação funcionam no meio da arte. As reflexões serão feitas a partir dos livros “Falando da Sociedade: ensaios sobre diferentes maneiras de representar o social”(2009), de Howard Becker e “Ciência e ação : como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora” (2012), de Bruno Latour.

  • Memória e imaginário no rei dos monstros: estudo comparativo entre as versões de 1954 (Japão) e 2014 (EUA)
    Dra. Fernanda Ceretta

Como memória transnacional e medo foram traduzidos nas passagens destas duas narrativas do monstro Godzilla? Quais imagens são revividas nestes processos de tradução? Este trabalho, apresentado no congresso Transnational Monstrosity in Popular Culture em York em 2017, analisa as traduções do imaginário do rei dos monstros, comparando ambos os filmes para compreender suas similaridades e diferenças contextuais e culturais. Trabalho realizado em colaboração com a Dra. Lucia Leão.

  • Educativo em Museus: a presentificação da arte em esferas da vida
    Carlos Barmak

A palestra aborda as contribuições do pensamento complexo e transdisciplinar na construção de projetos educacionais em museus e instituições de arte. A intenção da pesquisa é refletir sobre o entrelace das subjetividades e das poéticas individuais em diferentes contextos públicos e sociais. Partimos do princípio de que a arte precisou de séculos para colocar em evidência que o seu valor está, justamente, na relação que estabelecemos com ela e não nos seus objetos. Defendemos que a construção do conhecimento se dá na relação com os acontecimentos do mundo ao longo do tempo, assim como nas formas em que esses acontecimentos são comunicados. Dessa forma, as instituições culturais podem ser encaradas como um organizamos vivos e pulsantes, como ambientes de geração de saberes que permitem o encontro de diferentes olhares, considerando o que cada um pode trazer e levar, afetar e ser afetado.