Sejam todos/as/es muito bem-vindos/as/es ao site do Grupo de Pesquisa InterLab21CCM, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – COS | PUC-SP. O site do InterLab21CCM visa compartilhar com pesquisadores, estudantes, profissionais e com a comunidade em geral resultados da produção e documentos dos processos de criação do Grupo e de suas redes de colaboração.
O Grupo de Pesquisa InterLab21CCM tem por objetivo desenvolver pesquisas no campo da comunicação em interface com a cultura, educação, política, divulgação científica, saúde e artes, entre outros. O Grupo teve início em 1999, como Grupo de Estudos InterLab: Labirintos do Pensamento Contemporâneo, vinculado ao CECCS – Centro de Estudos de Ciências Cognitivas e Semióticas do PPGCOS PUC-SP, com Coordenação Geral de Helena Katz e Rogério da Costa. Entre as produções bibliográficas do Grupo InterLab desse período, destacamos a organização dos livros:
LEÃO, Lucia I. C. InterLab: labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Editora Iluminuras – FAPESP, 2002. 362p.
LEÃO, Lucia I. C. Cibercultura 2.0. São Paulo: U.N. Nojosa, 2003. 207p .
Em 2002, já com coordenação da Profa. Dra. Lucia Leão e em parceria com pesquisadores e grupos de pesquisa de renomadas Universidades brasileiras e estrangeiras, o Grupo passa a ser certificado pela PUC-SP como Grupo de Pesquisa. Foi credenciado no CNPq em 2008 e, desde então, reúne pesquisadores e estudantes em projetos coletivos. Entre as produções bibliográficas desse período, destacamos a organização dos livros:
LEÃO, Lucia I. C. Processos do Imaginário. São Paulo: Képos, 2016. 464p .
LEÃO, Lucia I. C. O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005. 608p .
LEÃO, Lucia I. C. Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2004. 226p .
Entre núcleos de investigação do Grupo InterLab21CCM, figuram: comunicação, cultura, política e diversidade; processos de criação; design e hipermídia; cartografias do imaginário e projetos de curadoria. Entre suas atividades, listamos: desenvolvimento de projetos sociais, culturais e de ativismo, atividades de extensão, publicação de artigos e livros, organização de eventos científicos, curadoria de exposições, entre outros.
Para a produção do site, a equipe trabalhou em espírito colaborativo e em sinergia, com Coordenação Geral de Lucia Leão. A pesquisa, seleção e produção de conteúdo contou com uma equipe de Curadoria. Nessa equipe, destacamos o trabalho de Bell Kranz, Renê Arruda e Vanessa Lopes. O estudante Gabriel Augusto assumiu o papel de Webdesigner e administrador do site. Tivemos também a importante contribuição da Consultoria de design de Dânica Machado, mestre pelo PPG-COS e integrante do grupo.
Para a página de abertura, escolhemos uma imagem que representa uma síntese dos princípios norteadores das pesquisas e das práticas do InterLab22CCM. A imagem intitulada “Diálogos de Copas” de autoria de Lucia Leão é integrante do projeto Retratos Vegetais (Leão, 2019). Na fotografia, observamos copas de diferentes árvores que se inclinam para o centro pictórico, envoltas por um céu na cor azul cobalto intenso. No lado esquerdo, a copa da árvore retratada tem galhos lenhosos e folhas miúdas na tonalidade verde escuro. No fragmento de caule que podemos ver, uma sutil planta epífita cresce e caminha pelos galhos. No lado direito, as copas de três árvores se misturam. Em primeiro plano, destaca-se a copa de uma árvore com galhos lisos e delicados que carregam folhas claras em um verde amarelado. Logo atrás, galhos ainda mais finos sustentam grupos de flores rosadas. Por fim, avistamos ao fundo, uma ramagem em um verde claro, quase prateado, com folhas miúdas.
A imagem foi escolhida em referencia à ideia de um ambiente que acolhe a diversidade, representada pelas diferentes formas vegetais, seus galhos, folhas e flores. Na imagem, interconexões da diversidade entre os seres vegetais remetem à perspectiva norteadora dos encontros, na compreensão da importância do acolhimento para as diferenças, no respeito à escuta e na valorização dos diálogos.
O logotipo do grupo, que desde sua primeira versão, com autoria de Ricardo Balija é um jogo das letras CCM compondo um labirinto, foi retrabalhado e, na sua nova versão, as letras CCM recebem na parte inferior o nome completo do grupo InterLab21CC. A releitura do logotipo é resultado de um trabalho da equipe da Agencia PUC com supervisão da Profa. Mestre Roseni Guimarães Corrêa de Moraes, aluna de doutorado do COS e integrante do grupo. Na nova proposta, as cores escolhidas foram roxo e preto e essa seleção teve como critério seus significados culturais e simbólicos. No imaginário ocidental, no entendimento de Goethe, o roxo é uma cor associada à harmonia, equilíbrio. O roxo é a cor resultado da mescla entre vermelho e azul. O preto, muitas vezes associado às sombras, traduz as dificuldades dos percursos acadêmicos. Além disso, o preto é a cor que reflete a soma de todas as cores. Dessa maneira, o roxo e o preto comunicam mensagens repletas de sentidos e remetem a ideias de processos aditivos, cooperativos e colaborativos (Goethe, 2000; Heller, 2003; Barros, 2006). Assim, nosso novo logotipo nasce como uma homenagem às mesclas, combinações, somas e transformações que associamos ao processo de pesquisa científica.
Desejamos a todes boas pesquisas!
Referências
BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Senac, 2006.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.
HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Madrid: Gustavo Gili, 2003.
LEÃO, Lucia. Plant Portraits: Creative processes, communication and the search for new paradigms. Technoetic Arts: A Journal of Speculative Research, v. 17, p. 57-70, 2019.
InterLab21CCM: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0123760573081386
Facebook: https://www.facebook.com/GrupoPesquisaCCM/
Twitter: https://twitter.com/GrupoCCM
Youtube: https://www.youtube.com/user/GrupoPesquisaCCM
EQUIPE DE TRABALHO
Coordenação Geral: Lucia Leão
Lucia Leão é Coordenadora, Professora e Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica do Curso de Comunicação em Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, PUC/SP. Lucia Leão é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2001) com pós-doutorado em Artes pela UNICAMP (2004). Autora de vários livros, entre eles: O labirinto da hipermídia (1999) e Processos do imaginário, org. (2016). Atua nas áreas de comunicação, processos de criação, cibercultura e educação, fotografia, audiovisual, arte e tecnologia. É Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias, CCM / CNPq.
http://orcid.org/0000-0002-6680-5106
http://lattes.cnpq.br/5713834069018261
Alguns livros Publicados:
- Processo do Imaginário (2016), Ed. Képos;
- O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias (2005), Ed. SENAC;
- Derivas: cartografias do ciberespaço (2004), Ed. Annablume;
- Cibercultura 2.0 (2004), Ed. Nojosa;
- A estética do labirinto (2002), Ed. Anhembi Morumbi;
- Interlab (2002), Ed. Iluminuras;
- O labirinto da hipermídia. Arquitetura e navegação no ciberespaço (2002), Ed. Iluminuras
Produção artística / cultural:
- WebArte.BR – Experiências Artísticas Brasileiras na Internet :: As mil e uma histórias (2015) | Artes Visuais;
- Corposcópio (2007) | Artes Visuais;
- Percepção, Sentidos e Relações Midiáticas (2006) | Artes Cênicas;
- Hermenetka (2005) | Artes Visuais;
- As mil e uma histórias (2004) | Artes Visuais;
- XV Bienal de São Paulo (2002) | Artes Visuais;
- Global Experimental Poetry Net-Action (virtual&real) (2002) | Artes Visuais
- LabWeb: a collective working in progress (2000) | Artes Visuais
Mentoria: Rogério da Costa Santos
Possui doutorado em História da Filosofia – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1998), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991) e graduação em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. Parecerista Fapesp. Foi consultor OPAS para o Ministério da Saúde no período 2012/2015. Foi bolsista FIOTEC no período 2015/2016. No período de 2004/2005 dirigiu a área de tecnologia da PUCSP. No período de 2005/2006 dirigiu a área de metodologias e tecnologias da informação da BIREME/OPAS/OMS. Coordena atualmente o Laboratório de Inteligência Coletiva – LInC (www.linc.org.br). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência coletiva, redes sociais, cibercultura, comunidades virtuais, biopolítica e capitalismo cognitivo.
Mentoria: Ane Shyrlei de Araújo
Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em Ambientes Urbanos e Cidades, Professora associada do Depto. de Artes da Faculdade de Filosofia Comunicação Letras e Artes da PUC-SP. Possui orientações e pesquisas na área da Comunicação Visual, orientando pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. É membro em bancas de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação; é parecerista de pesquisas de pós-graduação do CNPq e FAPESP. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias, CCM-CNPq. Coordenou o curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP até 2019, onde ministra disciplinas referentes às Mídias Audiovisuais, à História da Arte, à Metodologia de Pesquisa e Metodologia para Projetos Multimídias.
Mentoria: Cecília Almeida Salles
Tem graduação em Língua e literatura inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente faz pós-doutorado no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação . É autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística; Crítica Genética: Redes da Criação: Construção da obra de arte, entre outros. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, processos de criação, semiótica, crítica genética e artes.
Produção Executiva e Gestão de Projeto: Vanessa Lopes
Vanessa Lopes é Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). Artista, pesquisadora e produtora cultural, Vanessa publicou “AaaS: uma nova condição para criar, conhecer, comunicar” (Nea, 2015). Estudou na Desmond Jones School Mime and Physical Theatre (UK) e Performance na Queen Mary University of London (UK). Organizou e participou de diversos eventos acadêmicos, desenvolvendo uma pesquisa sobre a materialidade da arte na hipermodernidade. Trabalha com a elaboração e a produção executiva de projetos culturais, com ampla experiência em editais. Atuou como produtora no Chisenhale Dance Space (UK). Foi Programadora, Produtora, Coordenadora do Núcleo de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2008-2010). Dirigiu de 2011 a 2017 a INdependente – produção em arte (SP), uma empresa dedicada à arte contemporânea em múltiplos formatos e linguagens. É atualmente parecerista credenciada do Ministério da Cidadania, Fundação Catarinense de Cultura – FCC e FAPESC. Atua como vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias – CCM (PUC-SP) e é professora visitante no DIVERSITAS/USP.
Direção de Arte: Dânica Machado
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Dânica Machado é designer e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM). Graduada em Design – com habilitação em Design de Produto e mobilidade acadêmica em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi bolsista de extensão no Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino em Design Contemporâneo (LABDesign) do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP de Bauru. Desenvolve pesquisa em processos de criação, design, artes e redes. Atua na área do design nos seguintes eixos temáticos: design contemporâneo, processos experimentais de criação, comunicação e processos de criação nas redes.
Direção de Redes: Gabriel Augusto Prado de Oliveira
Gabriel Augusto Prado de Oliveira é aluno do curso de Comunicação e Multimeios integrado às Artes do Corpo na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com bolsa do CNPQ com o título: “Políticas e poéticas do audiovisual: uma análise dos processos de criação do filme Searching”, em 2020 com Orientação de Lucia Leão. Artista multimeios com estudos e atuação em performance art integrada às tecnologias digitais, Gabriel pesquisa: Estéticas Relacionais, Tecnologia das Mídias, Hipermídia e Comunicação em telas múltiplas. Fundador do Coletivo Contém Poesia na Cidade de São Paulo.
Direção de Conteúdo: Renê Eduardo Arruda
Renê Arruda é Mestre e Doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Atua profissionalmente como especialista em processos ágeis de gestão de projetos e professor. Sua pesquisa está no eixo transversal entre comunicação, política e tecnologia.